quinta-feira, 29 de maio de 2014

O CARÁTER PLURICÊNTRICO DA LÍNGUA PORTUGUESA E AS PRÁTICAS AVALIATIVAS

SIMPÓSIO 2014
06 e 07 de novembro, Londrina - PR

PRIMEIRA CIRCULAR

APRESENTAÇÃO
Tradicionalmente, a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE)
realiza, todos os anos, eventos de interesse para a área do Português para Falantes de
Outras Línguas (PFOL) e seus variados contextos de desenvolvimento. Optamos neste
momento por PFOL para contemplar contextos onde o português seja Língua Estrangeira
(LE), Segunda Língua (L2), Língua Adicional (LA), Língua de Herança (LH), Português para
crianças e outros.
O tema da avaliação em PFOL será explorado no evento a partir de diferentes perspectivas,
que visam problematizar as práticas avaliativas e seus resultados como elemento
integrador entre o ensino e a aprendizagem. A produção de conhecimento na área de
avaliação de proficiência também tem muito a contribuir para a discussão que concerne à
avaliação em sala de aula e à formação do professor avaliador.
O SIMPÓSIO SIPLE 2014 terá como local de abrigo a Universidade Estadual de Londrina,
na cidade de Londrina, no Paraná, onde há grande atividade na área de PFOL, seja pela
oferta de cursos de extensão no Laboratório de Línguas da instituição, seja pelo crescente
interesse dos estudantes de Letras e dos cursos de pós-graduação por uma formação
específica na área.O SIMPÓSIO SIPLE 2014 será, portanto, carinhosamente acolhido por nossos colegas e
estudantes paranaenses, reforçando a intenção da SIPLE de estreitar os laços entre os
interessados na promoção e na difusão do português no mundo, bem como nos modos
como ensinamos, aprendemos e avaliamos PFOL, no Brasil e no Exterior.
OBJETIVOS
O SIMPÓSIO SIPLE 2014 tem como objetivo fundamental congregar professores,
pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior para debater o tema da avaliação como
elemento integrador entre o ensino e a aprendizagem de PFOL. A partir desse tema
gerador, diferentes perspectivas de discussão serão promovidas, com o intuito de refletir
sobre a importância da formação do professor avaliador.
Os debates que serão realizados durante o Simpósio SIPLE 2014 serão agrupados em
torno dos seguintes temas:
Perspectivas interculturais e críticas no ensino de PFOL e na avaliação
Avaliação como elemento integrador entre o ensino e a aprendizagem
Avaliação de proficiência em PLE / PLA/ PLH / PL2
Critérios de avaliação de PLE / PLA/ PLH / PL2
Formação do professor avaliador de PLE / PLA/ PLH / PL2
Exames de proficiência no contexto do português como língua pluricêntrica
Avaliação em contextos online de ensino-aprendizagem de PLE / PLA/ PLH / PL2
Avaliação de políticas linguísticas para promoção e difusão da língua portuguesa
A avaliação de recursos didáticos para ensino de PLE / PLA/ PLH / PL2
A avaliação na produção de materiais didáticos para o ensino de PFOL
Avaliação de cursos de PLE / PLA/ PLH / PL2
Ensino-aprendizagem-avaliação de Português para surdos
Formação de professores de língua portuguesa para surdos
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se, com o evento, estimular a difusão de ideias, estratégias e projetos para se
refletir sobre a importância da avaliação na otimização do ensino e da aprendizagem na
sala de aula de PFOL. Isso será oportunizado por meio da discussão a partir de diferentes
modalidades, instrumentos e critérios de avaliação de, e para PFOL.
 PÚBLICO-ALVO
Constituem público-alvo do evento: 1) professores e pesquisadores da área; 2) estudantes
universitários das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada e Educação; 3)
professores atuantes no ensino de português de PLE / PLA/ PLH / PL2; 4) autores de
materiais e recursos didáticos para o ensino de PFOL; 6) instituições educacionais e
editoriais.
ESTRUTURA DO EVENTO
A dinâmica dos trabalhos envolve sessões plenárias e mesas redondas, apresentadas por
professores convidados, e sessões de comunicações individuais.
As atividades do Simpósio SIPLE 2014 serão divididas em:
- Conferências proferidas por especialistas, a partir do vetor geral de orientação do evento;
- Mesas-redondas constituídas de apresentações de trabalhos de pesquisa de convidados,
também a partir da orientação central do evento;
- Sessões de comunicações orais (por proposição de tópicos relacionados) atendendo às
temáticas do evento.
Os resumos dos trabalhos inscritos serão selecionados para apresentação mediante
avaliação pela Comissão Científica, que será constituída para este fim.
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Os interessados poderão participar do SIMPÓSIO SIPLE 2014 nas seguintes modalidades:
- Apresentador de comunicação oral (no máximo 2 autores por trabalho)
- Ouvinte
 IMPORTANTE: Só poderá apresentar trabalho quem for associado da SIPLE.
ENVIO DE RESUMOS
Só deverão enviar resumos aqueles que optarem por participar com apresentação de
comunicação oral (cada participante pode enviar até 2 trabalhos). Cada resumo deverá ser
submetido via página da SIPLE e deve atender à seguinte orientação:
- Conter título, autor(es), instituição de origem e endereço eletrônico para contato;
- ser digitado em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples;
- ter entre 200 e 300 palavras.
Submissão de propostas: até 10 de agosto de 2014 no site: www.siple.org.br. A Comissão Organizadora avaliará todas as propostas submetidas ao evento e divulgará os
resultados até 15 de setembro de 2014, enviando as cartas de aceite.
INSCRIÇÕES
Os proponentes devem acessar a página da SIPLE e preencher a ficha de inscrição online,
no site: www.siple.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Seguidores